segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Crônicas Desclassificadas: 163) O PT errou


Eu sei, eu sei que, quando um blogueiro semianônimo se digna a escrever sobre manifestações, consegue, quando muito, pregar pra convertidos. Sim, pois os que concordam com ele vão aplaudi-lo (ou buscar um texto similar de alguém mais conhecido pra compartilhar no feicibuque) e os que discordam dele vão ignorá-lo. Pensando nisso, resolvi mudar de tática e abordar o assunto sob um viés diferente. É arriscado? É, obviamente, mas, se viver sem risco já é um troço chato pra caramba, escrever sem risco é mais chato ainda. Sem falar que o camarada acaba se tornando burocrático. Por essas e outras, resolvi focar neste texto não as barbaridades do grande circo de domingo passado (que de místico não teve nada), mas, sim, os erros do PT.

Assim como a grande massa que foi às ruas domingo passado, também acho que o PT merece críticas estrondosas, só que meus porquês são um tanto distintos dos desses "protestantes". Em minha opinião, o PT errou e vem errando há anos, portanto é o principal culpado por toda essa sanha anti-PT que tem invadido ruas e redes sociais. Em primeiro lugar, o PT errou ao se aliar ao diabo e a seus asseclas. Eu sei que as intenções foram as melhores, mas este é o melhor exemplo pra aplicar o tal "de boas intenções o inferno está cheio". Claro, sem essa aliança, provavelmente não teria chegado ao poder, mas o preço não terá sido muito alto? Pensando no PMDB de Eduardo Cunha, é impossível não vir à mente a tal frase: "Com um amigo desses, quem precisa de inimigos?"

O PT errou porque, não, os fins não justificam os meios. Ok, reconheço, tirou milhões da linha da miséria, mas, e depois? Sim, saco vazio não para em pé, mas, depois que a barriga fica cheia, chega a hora de encher também a mente, caso contrário surge uma legião de imbecis bem-alimentados comprando a ideia que a elite lhes vende. Claro, porque todo camarada que ascende e não se educa logo quer copiar aqueles que sempre o humilharam. Por essas e outras, pudemos ver depoimentos absurdos nesse domingo proferidos por muita gente que engordou e adentrou os portões da classe média graças ao PT e agora sai às ruas pra gritar "fora Dilma", "fora PT" (assim mesmo, sem vírgula). O PT errou ao relegar a educação a segundo plano.

Nem vou falar que o PT errou ao comprar a ideia tucana do mensalão, pois é chover no molhado; vou, antes, falar que o PT errou por ingenuidade, pois achou que podia fazer o que todos os outros partidos faziam, mesmo que por uma causa justa. Não, não podia! Quem se arvorou guardião da ética não tinha o direito de, segundo palavras de Paulo Betti, "botar a mão na merda". Pois aí deu margem a que todos aqueles que sempre tiveram nojinho de pobre pudessem se sentir cheios de razão ao gritar "fora PT" (sem vírgula) e ao bradar o bordão "vai pra Cuba!" (como essa gente é um poço de lugares-comuns...). O PT errou feio ao dar razão a quem não tem. Afinal, esse povo sempre quis distância de pobre (com exceção dos que lhes são serviçais), e o PT trouxe pra perto das elites a "gente diferenciada".

O PT errou muito, muito mesmo. Claro que houve muitos acertos, mas creio que seu maior erro foi não traçar um plano de governo no médio prazo que lhe possibilitasse trazer de volta a ideologia, e acima dos conchavos. Foram três mandatos! Dava tempo, não dava? Agora, o atual governo erra porque, por todos os erros acima citados, se vê fragilizado, acuado, impedido de governar. Entristece-me profundamente ver uma figura como Dilma, ex-guerrilheira, ex-torturada, primeira mulher que chega à Presidência no Brasil, virando saco de pancada de peruas e machistas. Cadê sua força pra virar a mesa, Dilma? Você não tem mais nada a perder! Passou da hora de mandar uma banana pra bancada do BBB (bíblia, boi e bala).

Mas talvez o erro maior tenha sido o de se ver dependente dos capitalistas. Esse medo de assustar o deus-mercado é o que mais me assusta. Vi, numa dessas entrevistas a manifestantes, um jovem, desses com cara de quem recebeu bolsa-família, dizer que é a favor do impeachment porque o governo Dilma instabiliza o mercado. What? Que mercado, cara-pálida? O mesmo que gera o individualismo, explora os miseráveis e espalha não o pão, mas a fome mundo afora? Na verdade, o maior erro do PT foi, por seus equívocos, transformar a palavra comunismo em palavrão. O comunismo/socialismo foi/é um sistema de governo como outro qualquer, que não deve ser demonizado (pena que o stalinismo matou – literalmente – o trotskismo...). Muita gente que teme o comunismo nem mesmo sabe do que se trata.

Como já disse aqui, um bom sistema de governo é aquele que estuda tudo o que deu certo em outros sistemas e o aplica em seu país. Por exemplo: o governo cubano tem uma infinidade de defeitos, mas o Brasil seria um país bem melhor se copiasse dele dois acertos: educação de qualidade obrigatória, gratuita até o ensino superior, e saúde igualmente gratuita e obrigatória. Eu quero mais é que todos os planos de saúde vão à falência (pra não dizer à m...) e que o governo aplique impostos sobre grandes fortunas que cubram os gastos em saúde e educação. ... e, se sobrar, cultura. Em coluna recente na Folha, o filósofo direitoso Luiz Felipe Pondé declarou que "o Brasil está acordando para o fato de que é o mercado que vai nos tirar do buraco". Então, que ele arque com o ônus, pois.

Ainda há tempo de se redimir. Restam três anos e meio pra volta de Lula ("gente de bem", tremei!). Espero que dona Dilma consiga retomar as rédeas de seu governo, caso contrário em 2018 corremos um grande risco de ver a direita voltar ao poder. Daí, do mesmo modo que os babacas endinheirados quiseram ir pra Miami ano passado, vamos ser nós que quereremos ir pra... pra... não, Cuba, não... pro Uruguai?



***

15 comentários:

  1. É isso aí Léo!
    Concordo com tudo, e prepotentemente, porém lúcida da reação discordante, acrescentaria que faltou por parte do governo, mais incentivo ao pequeno empresário, economia local e principalmente a economia criativa, que além de movimentar o tal mercado, daria espaço para um certo "sacode" em modelos e estruturas e humanizaria mais as relações, digo isso, lógico, partindo da hipótese que, romper com o sistema capitalista ainda esteja muito além da minha imaginação. E olha! Que até eu perco a vista do limite dela.

    Bjbj Léo
    e Muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Vanessinha, infelizmente ainda anda longe o tempo em que um governante poderá governar sem o rabo preso com este ou aquele. Mas não podemos esmorecer, cada um de nós tem obrigação de usar os mecanismos de que dispõe pra botar a boca no trombone. Afinal, o voto é só o primeiro passo de uma longa caminhada.

      Beijos,
      Léo.

      Excluir
  2. Pro Uruguay a gente podemos ir a pé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podicrê, Deisy! Sempre nos resta como plano B. rs

      Beijos,
      Léo.

      Excluir
  3. E aí querido Leo?
    Cá eu aqui esperando um cliente chegar e topei com seu texto.
    Aparentemente minha resposta está muita longa e seu servidor não aceita. Vou dividir em 2 partes...

    Parte 1

    Bacana as reflexões dos erros Ptistas.
    Pessoalmente acho curioso o argumento que o PT é ingênuo pois “achava que podia fazer o mesmo que os outros por uma causa justa”.
    Nessa teoria, que momento que pegar uns milhões pra conta pessoal é aplicada?
    Seria um Robin Hood com crise de ética? Tipo “vamos roubar uns 20 bilhões da Petrobrás mas é pela boa causa do projeto de poder do partido. Mas de repente podemos também pegar alguns milhões pra nossas contas pessoais...que mal teria isso?”. Muito curioso essa linha lógica.

    Ainda nessa mesma linha, e como você mesmo observou, como pode - 13 anos depois - tão pouco ter sido alcançado em educação e saneamento básico? Não é curioso que o montante gasto com o Bolsa Família seja mais que o dobro do valor investido na Educação e Saúde?

    Num plano minimamente racional (para quem supostamente alega lutar pelo povo) o Bolsa família não seria um remédio de médio prazo até que essas pessoas conseguissem viver de seus próprios trabalhos (uma vez que as mesmas sejam preparadas e educadas para isso) ? A ideia não seria ajuda-las em vez de perpetuamente fazê-las depender de uma esmola? E caso a ideia seja ajuda-las, porque que a verba do Bolsa Família continua crescendo ano a ano e as verbas de saúde e educação diminuindo? Seria a tal ingenuidade? Percebe que fica difícil de acreditar nas boas intenções e na tal ingenuidade anunciada?

    Outra coisa que noto em muitas publicações Ptistas é a tendência de chamar o FHC ou o PSDB de extrema direita. Há muito tempo quando votávamos em Lula ou Collor, e Marta ou Maluf essa premissa era de fato factível. Mas hoje em dia creditar a um sociólogo, perseguido pela ditadura e que se exilou no Chile e na França e participou das Diretas Já, esse título é pouco sustentável. Parece-me que na ausência de um inimigo malévolo, fez-se um inimigo de um ex-aliado para vender para os entusiastas de plantão.

    Outro argumento que se usa bastante, e você também aplicou no seu texto, é que a “elite tem nojo de pobre, portanto quer o PT fora do poder”. Ao que me parece qualquer dono de empresa quer ver seu produto consumido pela maior quantidade de pessoas e classes possíveis. Imagine só o dono da TAM falando “Poutz...vamos tirar a Dilma do poder, pois não aguento mais ficar rico com esses pobres andando de avião”. Soa razoável essa premissa? No Brasil, existem 10.300 multimilionários. Os outros 205 milhões tem que produzir riqueza para viver e para isso quanto maior for o público, maior será sua possibilidade de faturamento. Me parece mais provável que essa classe empreendedora note e se incomode mais com o fato que o dinheiro do imposto produzido por eles não está indo para nenhum lugar que permita o crescimento econômico da população e sim, desovando num assistencialismo populista e no bolso do partidão e seus companheiros.

    ResponderExcluir
  4. Parte 2

    Agora quanto suas questões contra o capitalismo, não saberia por onde começar.
    Me pareceria lógico que o “sucesso” e “abundância” (sim, estou sendo irônico) de países adeptos do socialismo e comunismo como Laos, Venezuela, Cuba e Coréia do Norte seria o suficiente para encerrar a discussão, mas o pessoal que geralmente defende esse sistema costuma dizer (como me parece que você sugeriu) que a Dilma deveria aplicar o socialismo e comunismo por aqui, mandando embora todas as grandes corporações capitalistas do Brasil, banindo assim o mercado para longe para sermos enfim felizes.

    Certo...dentro dessa teoria quem pagaria a conta desse governo maravilhoso comunista? Pois se você extingue todo o mercado que sustenta o governo por meio de impostos, como essa conta fecha?

    Ou você acha que a Dilma deveria, talvez, impor um teto de precificação sobre produtos capitalistas a ala Venezuela? Pois na dita Venezuela essa tentativa foi um fracasso daqueles. Impor a uma empresa uma lista de preços fixa (na qual esses preços estão abaixo do custos de produção desse mesmo produto) de fato espanta qualquer empresa de qualquer país. No caso da Venezuela, por exemplo, está mais barato usar uma cédula de bolívar forte como papel higiênico do que comprar papel higiênico, dado a sua escassez oriunda desse sistema maravilhoso. E veja vosmicê que não estou usando metáforas...basta pesquisar por aí.

    E aí pra terminar vc sugere que a solução pra nosso problema seja a volta do Lula daqui a três anos? Jura?
    Não que tenhamos muitas opções na mesa, mas vc realmente acha que o Lula se afastou do poder durante a era Dilma e não tem nada a ver com esse desastre econômico que vivemos e nem com tudo que mencionei acima ?

    Sei lá querido...essa teoria ta longe de um nexo causal sustentável.

    Bjo grande, e vamos discutir isso com cerveja.
    Ps: de preferencia as cervejas de empresas capitalistas pois as cervejas socialistas estão em profunda escassez.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!

      Roney, seu cliente demorou, hem? rs

      Pensei em algumas coisas: se eu fosse te responder com a seriedade que o tema merece, ia deixar vários de meus clientes esperando (rsrs), portanto, em contrapartida, como 1) não sou dono da verdade, 2) gosto do debate, 3) sou uma pessoa democrática e 4) possuo esse espaço pra ser explorado, tive uma ideia melhor, que é justamente postar seu comentário em publicação nova de meu blogue e tentar gerar uma saudável discussão mais, digamos, coletiva. O que acha? Até porque não sou um defensor do PT, só que meus argumentos estão mais à esquerda, ao passo que os seus se alinham com o pensamento capitalista, que até hoje não conseguiu resolver o problema da fome no mundo. Como você bem disse, quanto mais gente consumindo, melhor pra eles, então essa conta também não fecha. rs

      Beijão (e às brejas, pois!),
      Léo.

      Excluir
  5. rs

    Pois é Leo...horário comercial de propaganda é maravilhoso.

    Fique a vontade pra repartir minhas indagações sobre seu texto, se achar isso prudente :)

    Só me permita duas correções no meu texto que notei ao ler agora:
    1. Seria um Robin Hood com crise de identidade ? (Pois a ética de um Robin Hood é só dele, não se encaixa na definição de um costume de época e lugar)
    2. Montante gasto com o Bolsa Família seja metade do valor investido na Educação e Saúde? (a discussão é longa pois os números divergem, mas a União declara que 80 Bi são da Educação e 40 Bi do Bolsa Família, mas encontram-se dados que desses 80 Bi apenas 1/3 chegue de fato a Educação no repasse aos Estados e Cidades).

    Já a questão da fome, é uma discussão filosófica enorme: seria o fim da fome uma razão para exterminar a liberdade de expressão ? Ou mesmo os direitos humanos? É viável você enfiar goela abaixo de um povo esse sistema e quem não curtir que morra com uma bala paga pela família? A discussão é infinita, mas sempre acaba no mesmo lugar: cada um se percebe diferente e com desejos diferentes: faz parte do dna da humanidade a pluralidade. Eu pessoalmente fico com a pluralidade em vez da fome. Outros não...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotada sua correção. Postá-lo-ei em breve. Quanto ao último argumento, acrescento apenas que não sou defensor de regimes totalitários quaisquer que sejam, mesmo os de esquerda. Principalmente, sou contra a perpetuação de um único indivíduo no poder. Vejamos o caso de Fidel: sem entrar no mérito de seu governo (há quem o considere herói, há quem o considere tirano), fica claro que há uma soberba ali, uma arrogância e uma falta de ouvidos ao diálogo. Eu fui à Cuba e vi que os prós não valeram os contras...

      Portanto, como disse antes, acho que há que se estudar o que deu certo em cada governo e procurar aplicá-lo. Também sou partidário da liberdade de expressão, liberdade essa da qual desfrutamos nesse saudável bate-papo.

      Beijão,
      Léo.

      Excluir
  6. Acredito que o PT tenha cometido o pior de todos os pecados, o da FILIAÇÃO. O partido perdeu o que tinha de mais interessante, suas convicções numa sociedade de esquerda mais igualitária. É triste ver tudo isso acontecer e mais triste ainda saber que os ranços desses erros podem nos levar ao aumento dos preconceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Igor!

      Cara, desculpe, só vi agora seu comentário. O que tenho a dizer, meses depois, é que sua bola de cristal infelizmente não estava errada...

      Abraços,
      Léo.

      Excluir
  7. Concordo com Léo! O PT realmente pisou na bola com a """"escolha""" dos """"aliados""" Até acho que foi literalmente obrigado... Bah!. :( E estes """"aliados""", mais os atucanados e alienados, afundam, destroem o pais, mas acabam com o pt... e só o que querem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Anja, o maior mal do ingênuo bem-intencionado é achar que, acabando com o PT, o Brasil "volta" a ser o país das maravilhas. Aliás, QUANDO o Brasil o foi?

      Beijos,
      Léo.

      Excluir